NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
DO FUNDO DE PREVIDENCIA DOS SERVIDORES DE SONORA – FUNPREV.
Exercício de 2016
NOTAS
EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
NOTA 1 –
CONTEXTO OPERACIONAL
O Fundo
Municipal de Previdência dos Servidores de Sonora, órgão do Poder Executivo do
Município de Sonora, situado no Estado do Mato Grosso do Sul se constitui em
Personalidade Jurídica de Direito Público, instituído pela Lei nº 446/2006 de
10/07/2006,
NOTA 2 –
APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
As
Demonstrações Contábeis foram elaboradas em observância com os dispositivos
legais que regulam o assunto, em especial a Lei Federal nº 4.320/64, Lei
Complementar nº 101/2000, os Princípios de Contabilidade, as Normas Brasileiras
de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, o Manual de Contabilidade Aplicada
ao Setor Público 5ª edição, as Instruções de Procedimentos Contábeis e demais
disposições normativas vigentes.
Cabe destacar
que as demonstrações contábeis foram elaboradas seguindo o Plano de Contas
Aplicado ao Setor Público, integrante do Manual de Contabilidade Aplicada ao
Setor Público 6ª edição, estendido pelo Plano de Contas do Tribunal de Contas
do Estado de Mato Grosso do Sul.
NOTA 3 –
CRITÉRIOS NA ELABORAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS E INFORMAÇÕES
COMPLEMENTARES
Aspectos
Gerais das Demonstrações Contábeis
As estruturas
das demonstrações contábeis contidas nos anexos da Lei nº 4.320/1964 foram
alteradas pela Portaria STN nº 438/2012, em consonância com os novos padrões da
Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP).
A elaboração
das demonstrações contábeis tem por base as contas contábeis do modelo de Plano
de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) aplicável à União, aos estados, ao
Distrito Federal e aos municípios, estendido pelo Plano de Contas Contábil do
TCE/MS.
Receitas
e Despesas
As receitas e
despesas orçamentárias foram codificadas de acordo com a Portaria
Interministerial STN/MF e SOF/MPOG nº 163, de 04/05/2001 e suas respectivas alterações,
sendo seus desdobramentos registrados em conformidade com os desdobramentos
previstos no Plano de Contas, expedido pelo Tribunal de Contas do Estado do
Mato Grosso do Sul.
O registro, no
aspecto orçamentário, e obedecendo ao disposto no art. 35 da Lei Federal nº
4.320/64, considerou como realizadas as despesas legalmente empenhadas e as
receitas efetivamente arrecadadas no exercício. Sob o enfoque patrimonial,
considerou-se o regime de competência para as receitas e as despesas, sendo
registradas mediante a ocorrência de seus respectivos fatos geradores. As
alterações da situação líquida patrimonial foram registradas à conta de
variações patrimoniais aumentativas e diminutivas.
NOTA 4 – BALANÇO
ORÇAMENTÁRIO
O
Balanço Orçamentário, de acordo com o art. 102 da Lei nº 4.320/1964, demonstra
as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas e foi elaborado
seguindo o modelo instituído pelo Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor
Público, 5ª edição.
O Balanço
Orçamentário apresenta as receitas detalhadas por categoria econômica e origem,
especificando a previsão inicial, a previsão atualizada para o exercício, a
receita realizada e o saldo, que corresponde ao excesso ou déficit de
arrecadação.
Demonstra
também as despesas por categoria econômica e grupo de natureza da despesa,
discriminando a dotação inicial, a dotação atualizada para o exercício, as
despesas empenhadas, as despesas liquidadas, as despesas pagas e o saldo da
dotação.
O Balanço
Orçamentário é elaborado utilizando-se as classes 5, grupo 2 (Orçamento
aprovado: previsão da receita e fixação da despesa) e classe 6, grupo 2
(Execução do orçamento: realização da receita e execução da despesa) do PCASP.
O Balanço
Orçamentário é composto por:
Quadro
Principal: Onde são apresentadas as receitas e despesas previstas em confronto
com as realizadas. As receitas e despesas são apresentadas conforme a
classificação por natureza.
Conforme poderá
ser verificado no exercício em pauta, houve um superávit orçamentário de R$
2.887.947,37, conforme sintetizado no quadro abaixo.
Receita
Orçamentária
Despesa
Orçamentária
Superávit
6.224.356,32
1.572.938,56
4.651.417,76
NOTA 5 – BALANÇO
FINANCEIRO
O Balanço
Financeiro evidencia as receitas e despesas orçamentárias, bem como os
ingressos e dispêndios extraorçamentários, conjugados com os saldos de caixa do
exercício anterior e os que se transferem para o início do exercício seguinte
seguindo o modelo instituído pelo Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor
Público, 5ª edição.
Assim,
o Balanço Financeiro contempla duas seções: Ingressos (Receitas Orçamentárias e
Recebimentos Extraorçamentários) e Dispêndios (Despesa Orçamentária e
Pagamentos Extraorçamentários), que se equilibram com a inclusão do saldo em
espécie do exercício anterior na coluna dos ingressos e o saldo em espécie para
o exercício seguinte na coluna dos dispêndios.
O
Balanço Financeiro é elaborado utilizando-se as seguintes classes do Plano de
Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP):
§ Classes 1 (ativo)
e 2 (passivo) para os recebimentos e pagamentos extraorçamentários, bem como
para o saldo em espécie do exercício anterior e o saldo em espécie a transferir
para o exercício seguinte;
§ Classes 4
(variações patrimoniais aumentativas) e 3 (variações patrimoniais diminutivas)
para as transferências financeiras recebidas e concedidas, respectivamente;
§ Classe 5 para o
preenchimento dos restos a pagar inscritos no exercício, conforme parágrafo
único do artigo 103 da Lei n.º 4.320/1964; e
§ Classe 6 para o
preenchimento das informações de execução da receita e despesa orçamentária.
Conforme as
regras do MCASP, as informações são apresentadas por fonte/destinação de
recursos, segregando em destinações ordinárias e vinculadas.
O
detalhamento das vinculações é feito de acordo com as principais áreas de
atuação do setor público.
O
quadro abaixo demonstra de forma sintetizada a posição em 31/12/2016.
Receita
Orçamentária (I)
6.224.356,32
Transferências
Financeiras Recebidas (II)
0,00
Recebimentos
Extraorçamentário (III)
349.003,03
Saldo
do Exercício Anterior (IV)
19.166.571,11
Total (V) =
(I+II+III+IV)
25.739.930,46
Despesa
Orçamentária (VI)
1.572.938,56
Transferências
Financeiras Concedidas (VII)
0,00
Pagamentos
Extraorçamentários (VIII)
448.360,73
Saldo
para o Exercício Seguinte (IX)
23.718.631,17
Total (X) =
(VI+VII+VIII+IX)
25.739.930,46
Como
podemos notar houve um aumento significativo das disponibilidades financeiras
com relação ao exercício de 2015, demonstrando um bom equilíbrio entre receitas
e despesas.
NOTA 6 –
DEMONSTRAÇÃO DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS
A Demonstração
das Variações Patrimoniais foi elaborada utilizando-se as classes 3 (variações
patrimoniais diminutivas) e 4 (variações patrimoniais aumentativas) do PCASP, a
fim de demonstrar as variações quantitativas ocorridas no patrimônio da
entidade ou do ente seguindo o modelo instituído pelo Manual de Contabilidade
Aplicada ao Setor Público, 5ª edição.
O
resultado patrimonial do período é apurado pelo confronto entre as variações
patrimoniais quantitativas aumentativas e diminutivas. O valor apurado compõe o
saldo patrimonial do Balanço Patrimonial do exercício.
NOTA 7 – BALANÇO
PATRIMONIAL
O Balanço
Patrimonial é composto por:
§ Quadro
Principal: Conforme o MCASP, o QUADRO PRINCIPAL do Balanço Patrimonial é
elaborado utilizando-se as classes 1 (ativo) e 2 (passivo e patrimônio líquido)
do PCASP.
§ Quadro dos
Ativos e Passivos Financeiros e Permanentes: os ativos e passivos financeiros e
permanentes e o saldo patrimonial são apresentados pelos seus valores totais.
§ Quadro das
Contas de Compensação: elaborado utilizando-se a classe 8 (controles credores)
do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP).
O Balanço Patrimonial se divide em Contas
Ativas e Passivas
ATIVO
O Ativo faz parte das Contas
Patrimoniais e compreende o
conjunto de Bens e Direitos da organização (entidade, empresa), possuindo
valores econômicos e podendo ser convertido em dinheiro (proporcionando ganho
para a empresa).
É
a parte positiva da posição patrimonial e identifica onde os recursos foram
aplicados. Representa os benefícios presentes e futuros para a empresa.
Ativo
Circulante: Os valores registrados nesta conta representam o Ativo e faz parte das Contas
Patrimoniais e agrupa
dinheiro e tudo o que será transformado em dinheiro rapidamente. São contas que
estão constantemente em giro, movimento, circulação.
Neste
grupo são registrados os bens e direitos do município que consegue realizar (transformar) em dinheiro
até o final do exercício seguinte, ou seja, no curto prazo.
Ativo Não
Circulante: Os valores nesta conta representam o
Ativo e faz parte das Contas
Patrimoniais nela são
registrados os direitos que serão realizados (transformados em dinheiro) após o
final do exercício seguinte (longo prazo), no caso do Balanço
em pauta a mesma registra os valores da divida
ativa do Município.
Imobilizado:
No Imobilizado são classificados os bens e
direitos de natureza permanente que serão utilizados para a manutenção das
atividades normais porém nos fundos municipais em razão de instruções do
TCE/MS, os bens são registrados no Balanço do Municípo, não tendo os fundos
municipais registro de bens.
PASSIVO
O passivo corresponde ao saldo das obrigações devidas,
o passivo é a coluna da direita num Balanço Patrimonial. Um exemplo de passivo
seria uma conta a pagar.
Passivo Circulante: Neste grupo são escrituradas as obrigações da
entidade, no caso do Balanço em tela foram registradas as obrigações contraídas
com fornecedores (restos a Pagar) e
consignações.
Passivo
Não Circulante: Neste grupo são escrituradas as obrigações da entidade, que
vencem após o exercício seguinte,
Patrimônio
Liquido: A Situação
Patrimonial Líquida também
faz parte do PASSIVO (obrigações),e representa
aquilo que, de fato, a pessoa tem. Isto é, sua riqueza efetiva, o
que lhe sobra depois de pagar todas as suas dívidas.
O
Patrimônio Líquido é a diferença entre os valores do ativo (+) e do passivo (-)
do fundo Municipal de Investimentos Sociais de Sonora e em 31/12/2016,
apresenta o valor de R$ 2.116.795,10
Os recursos
do Fundo, estão depositados nas contas do fundo e devidamente aplicados, sendo
evidenciada a disponibilidade financeira, como direito, na unidade gestora.
BASE DE DADOS (FONTE DE INFORMAÇÔES)
As
informações contidas nestas Demonstrações Contábeis têm como principais fontes
de dados o seguinte sistema informatizado:
O
Sistema de Informações Contábeis e Financeiras – Assessor Público, e fornece as
informações que refletem a utilização dos recursos alocados no Orçamento do
fundo.
Neiva Maria Zanatta
CRC 6350/O-9